O Programa Senado Verde lança nesta quarta-feira (28/01) o livro "Arborização Urbana do Distrito Federal - Histórias e Espécies do Cerrado", que trata, ao longo de suas 400 páginas, da importância do processo de arborização de Brasília. O lançamento da obra será na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho a partir das 18h30.
A publicação reúne informações que estavam dispersas e detalha as 75 espécies do cerrado utilizadas na arborização da capital da República. Além das fotos e da descrição das espécies, o livro traz ainda um glossário destinado a facilitar a leitura por parte de um público não especializado na área.
A apresentação do livro - uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) com o apoio do Senado Federal, que viabilizou a edição da obra - ficou a cargo do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, do 1º secretário, Efraim Morais, e do diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia. A coordenação técnica é de Ozanan Coelho, Raimundo Moreira Filho e Simone Cruz de Lima, coordenadora-geral da obra.
Senado Verde
Com apoio da Mesa do Senado, o Programa Senado Verde tem por meta buscar soluções para amenizar impactos sobre o meio ambiente e reafirmar o compromisso do Senado com o desenvolvimento sustentável em ações que, além de poupar dinheiro, sirvam de modelo para outros órgãos públicos.
Entre as medidas já adotadas pelo programa, destacam-se o uso de novas tecnologias para economizar água, luz e energia; a digitalização da ordem do dia; a coleta seletiva do lixo; o uso do biodiesel nos carros oficiais e a manutenção permanente da frota de veículos do Senado; a transformação do lixo orgânico em adubo; e os projetos e dicas sobre ecologia nos meios de comunicação da Casa.
(Por Cláudio Bernardo, Agência Senado, 26/01/2009)