Lançado na sexta-feira do sul do país, o Ibuki é o primeiro instrumento a indicar os níveis de emissões do espaço; informações serão partilhadas com cientistas gratuitamente. O governo japonês anunciou o lançamento do primeiro satélite para monitorar os níveis de gases que causam o efeito estufa no mundo. O Ibuki, ou Gosat, na sigla em inglês, partiu da ilha de Tanegashima, no sul do Japão, na sexta-feira. O satélite deverá coletar informações sobre as emissões de dióxido de carbono como parte dos esforços para combater o aquecimento global.
Aumentos e Quedas
Os dados serão distribuídos, de forma gratuita, a cientistas pela Agência Aeroespacial Japonesa, que é parceira da Comissão Econômica da ONU para Ásia e Pacífico, Escap. O Ibuki tem sensores de alta precisão que podem medir a concentração de gases poluentes no espaço exterior.
O satélite será capaz ainda de receber informações de grandes áreas até então sem cobertura. Será a primeira vez, que todas as regiões do mundo serão monitoradas. De acordo com os cientistas, os dados coletados ajudarão a analisar quedas e aumentos das emissões.
As informações serão colocadas à disposição a cada três dias. A mais recente cooperação entre a agência japonesa e as Nações Unidas foi firmada em 2008 na área de prevenção de desastres e proteção ambiental.
(Maracaju, 26/01/2009)