Há desinformação quanto à transmissão da doença, que se dá pelo mosquito Haemagogos
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) de Porto Alegre vai imprimir cem cartazes informando a população que o bugio não é transmissor da febre amarela, mas apenas vítima. Os cartazes serão distribuídos em postos de saúde e na zona rural da cidade.
Essa foi uma das medidas determinadas em reunião na tarde desta segunda-feira na sede da Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde. No encontro, estiveram presentes a Equipe de Fauna Silvestre da Smam e representantes de entidades especializadas em primatas de todo o Estado.
Todas as entidades participantes se comprometeram em distribuir material de esclarecimento visando à proteção aos bugios, uma vez que há desinformação da comunidade quanto à transmissão da doença, que se dá pelo mosquito Haemagogos.
Participaram da reunião representantes da Vigilância Sanitária do Estado, Fundação Zoobotânica, Zoológicos de Canoas e Sapucaia do Sul, Criatório Conservacionista Morro Reuter, Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pelotas, Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Programa Macacos Urbanos (UFRGS-PUCRS), Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Instituto Salver.
(ZH, 26/01/2009)
Com informações da prefeitura de Porto Alegre.