A CaixaRS - Agência de Desenvolvimento do RS assinou nesta segunda-feira (26), em consórcio com Banrisul e BRDE, contrato de financiamento que destina R$ 35 milhões para a ampliação do complexo industrial da Granol, de Cachoeira do Sul. A empresa é uma das maiores produtoras de combustível do Brasil. Conforme o secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Márcio Biolchi, induzir o desenvolvimento de setores portadores de futuro, como o biodiesel, é um dos focos da Sedai e da CaixaRS. O financiamento, observou Biolchi, está alinhado aos Programas Estruturantes do Governo do Estado.
Com os investimentos, a Granol terá capacidade para atender à demanda de óleo bruto, imposta pela implementação da Planta de Biodiesel já em operação em sítio contíguo ao da planta de esmagamento. Atualmente, a empresa tem condições de processar as oleaginosas produzidas nas regiões centro-oeste, sudeste e sul do país e suprir a necessidade por óleo vegetal das plantas produtoras de biodiesel sem comprometer sua participação no mercado de óleo e farelo.
O biodiesel corresponde a 50% do faturamento da Granol. De acordo com o diretor industrial da empresa, Juan Diego Ferrés, a perspectiva é de que o faturamento ultrapasse R$ 2 bilhões em 2009. O quadro de funcionários da Granol irá aumentar em 120%, passando dos atuais 250 funcionários para um total de 550 colaboradores.
O Rio Grande do Sul possui quatro grandes plantas com capacidade de produção similares entre si, das quais três - incluindo a Granol - são apoiadas pela CaixaRS (as outras duas são BSBIOS, de Passo Fundo, e Oleoplan, de Veranópolis). Conforme a presidente da CaixaRS, Susana Kakuta, o investimento irá proporcionar o aumento da capacidade de esmagamento da empresa em 500 toneladas de grão de soja por dia, chegando a 660 mil toneladas/ ano, montante que representa cerca de 8% de toda a soja produzida no RS.
Também participaram do ato o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, e o diretor do BRDE Otomar Vivian.
(Governo do Estado, 26/01/2009)