Prêmio Eco-Cidade é uma novidades da RESILIMP 2009 e da Conferência Internacional ISWA Beacon, feira e conferência do setor de resíduos sólidos e limpeza pública promovida pela ABRELPE e Grupo CIPA, entre os dias 5 e 7 de maio, em São Paulo (SP).
A Feira Internacional de Resíduos Sólidos e Serviços Públicos-RESILIMP se aproxima e traz uma novidade interessante para os municípios que possuem projetos de gestão adequada de resíduos sólidos. Trata-se do Prêmio Eco-Cidade, iniciativa que busca reconhecer e divulgar o trabalho de Prefeituras de todo o Brasil que possuem políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente. Tais políticas devem estar baseadas nos princípios de sustentabilidade e excelência na gestão de resíduos sólidos urbanos. As inscrições para o Prêmio Eco-Cidade vão de 2 de fevereiro a 31 de março. Serão aceitos projetos dentro do tema “Reciclagem”.
O objetivo deste prêmio, além de divulgar as idéias e práticas bem sucedidas, é incentivar Prefeituras e entidades a adotar e desenvolver ações semelhantes, já que o impacto negativo do lixo continua assolando áreas e prejudicando os recursos naturais. Apesar de já existirem diversos programas de reciclagem eficazes em muitas cidades, o trabalho de conscientização da sociedade ainda pode melhorar muito, principalmente por meio de projetos que já vêm sendo aplicados com sucesso. Os trabalhos finalistas receberão placa comemorativa e certificado, sendo indispensável a presença do Prefeito na cerimônia de premiação que será realizada durante a feira.
Para realização do Prêmio Resilimp Eco-Cidade foram criadas 04 categorias de acordo com o número de habitantes das cidades participantes do concurso: Categoria A – cidades com até 49.999 habitantes; Categoria B – cidades de 50.000 a 99.999 habitantes; Categoria C – cidades de 100.000 a 499.999 habitantes; Categoria D – cidades acima de 500.000 habitantes.
O Brasil produz diariamente cerca de 170 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, sendo que apenas 140 mil são coletadas. A gravidade é que mais de 60% deste volume coletado não tem destino final adequado. Para surpreender ainda mais, existe a estrondosa marca de 70 mil toneladas coletadas somente com resíduos da Construção Civil – sem falar do que não é possível coletar e contabilizar.
Além de levantar questões relacionadas a políticas públicas e trazer à tona a discussão ligada ao tratamento e a destinação final desses resíduos, com ênfase em projetos de reciclagem e recuperação de matéria-prima e energia, a RESILIMP pretende fazer da sociedade sua aliada, destacando a importância de uma mudança de comportamento. “A intenção é reverter esse cenário utilizando todas as armas possíveis. Conscientizar a população sobre a gravidade do problema e a necessidade de uma nova postura, chamar a atenção do poder público e apresentar novas soluções e estratégias são atitudes fundamentais”, ressalta José Roberto Sevieri, presidente do Grupo CIPA Feiras & Congressos, que promove o evento em parceria com a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).
A feira também abrigará a Conferência Internacional ISWA Beacon , conceituado evento internacional do setor e que inclui a apresentação dos mais variados modelos sustentáveis já implantados em diversos países, voltados para coleta seletiva e reciclagem, aproveitamento energético e comercialização de créditos de carbono. A conferência contará com a apresentação de especialistas do Brasil e do exterior para discutir e apresentar soluções, para o setor de resíduos sólidos e trará para São Paulo um programa totalmente inovador no tocante às temáticas das palestras, que ainda não foram objeto de apresentação na América Latina.
Inscrições
a) Encaminhar inscrições até o dia 31 de março de 2009 para o e-mail ecocidade@abrelpe.org.br com o(s) nome(s) completo(s) do Prefeito e do Responsável Técnico pelo Projeto, dados para contato, título do projeto, período de implementação e categoria.
b) Encaminhar até o dia 31 de março de 2009 pelos Correios duas vias do descritivo do projeto com no máximo 10 páginas em papel A4, contendo: Introdução, Problemática, Objetivos, Comunidades Beneficiadas, Critérios Técnicos de Implantação do Programa, Estratégias, Investimentos e Resultados comprovados,
Endereço: Avenida Paulista, 807 – 2º andar – conjuntos 207, Cep 01311-941 – São Paulo – SP. Aos cuidados do Comitê Organizador do Prêmio Eco-Cidade.
- Para mais informações: entrar em contato com o Comitê Organizador, pelo telefone (011) 3254-3566, pelo e-mail: ecocidade@abrelpe.org.br ou pelo site www.feirasnacipa.com.br/resilimp/
(Texto enviado por e-mail, 26/01/2009)