O governo de Santa Catarina reinicia nesta segunda-feira (26) o repasse de benefício para 1.902 famílias que foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos meses.
As famílias - que totalizam cerca de 8.000 pessoas - receberão seis parcelas mensais de R$ 415. Para receber o benefício, elas que tiveram que se enquadrar em alguns critérios, como ter a casa destruída ou interditada, não estar em abrigo público ou possuir renda familiar de até cinco salários mínimos. Em dezembro, o repasse foi feito a 356 famílias.
O dinheiro repassado as vítimas é proveniente de doações realizadas pela sociedade nas contas oficiais da Defesa Civil. O pagamento às famílias será realizado através do Banco do Brasil, mediante a apresentação do CPF (Cadastro de Pessoa Física) na agência de sua cidade.
Ao todo 43 prefeituras realizaram o cadastro de famílias afetadas. A relação dos beneficiados está disponível nesse link ou no site da Defesa Civil de Santa Catarina. As famílias que possam ter ficado fora do cadastro ou que passem a ter direito ao benefício, ao deixarem os abrigos temporários, poderão ser cadastradas no mês de fevereiro pela prefeitura de seu município.
Em todo o Estado, 14 municípios estão em situação de emergência, segundo a Defesa Civil. De acordo com o último balanço feito pelo órgão, as chuvas da última semana fizeram 3.671 deixarem suas casas.
Desse número, 789 estão desabrigados e 2.882 desalojados, ou seja, estão em casas de amigos e parentes. Já os temporais do final do ano passado deixaram 153 mortos e seis pessoas continuam desaparecidas.
(
Folha Online, 25/01/2009)