A Assembléia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou em 2008 o projeto de lei de nº 159, de autoria do deputado Hermínio Resende (PHS), que institui, no calendário oficial de eventos, a Feira de Agricultura Familiar, a se realizar anualmente na primeira semana do mês de julho. O evento se constitui em oportunidade de negócios e aprendizagem para os pequenos produtores cearenses, que poderão expor os seus produtos.
O presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Moisés Braz, destaca que o cenário da agricultura familiar começou a se transformar no Brasil a partir do primeiro governo do presidente Lula, quando instituições financeiras como o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil iniciaram amplos programas de apoio ao agricultor. “Depois, na atual gestão do Governo do Estado, houve um aumento dos subsídios e do apoio técnico a essa área da agricultura”, complementa Hermínio.
Para o parlamentar, a proposta de sua autoria é de relevante interesse público e largo alcance social, e tem o intuito de valorizar e incentivar a agricultura familiar cearense, que responde por grande parte dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores de nosso Estado.
(Coordenadoria de Comunicação Social AL-CE, 23/01/2009)