Com a presença de 84% dos municípios da região da bacia hidrográfica do Médio Jaguaribe, Ceará, a Oficina Preparatória da terceira fase do Pacto das Águas foi realizada na quinta-feira (22/01), no auditório do Centro Administrativo do Dnocs. Cerca de 80 pessoas participaram do planejamento dos encontros municipais que devem discutir a situação hídrica local e buscarem soluções, compondo o Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Ceará.
Diassis Rabelo, membro do Comitê do Baixo Jaguaribe e vice-prefeito de Alto Santo, reafirmou a importância do engajamento proposto pelo Pacto, a partir da reunião de diversos segmentos da sociedade.
Para o deputado Antonio Granja (PSB), filho de Jaguaribara e membro do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, o debate promovido pelo Pacto das Águas é importante também nesse momento em que está em curso a Transposição do Rio São Francisco e o Cinturão das Águas. “É interessante discutir a água para consumo humano, para animais, para irrigação e indústrias, favorecendo o desenvolvimento do Ceará”, ressaltou ele.
Eudoro Santana, coordenador do Pacto, comparou a atuação do Parlamento Cearense com a da Câmara Federal, que também possui seu Conselho de Altos Estudos. Ele enfatizou a integração que se deve buscar entre as instituições públicas e organizações não-governamentais a fim de que se garanta o compartilhamento de informações.
O evento foi realizado em Nova Jaguaribara, a 240 Km de Fortaleza. A cidade foi planejada para abrigar a população que morava na área inundada pelas águas do açude Castanhão. O açude tem capacidade máxima para 4,28 bilhões de m3 de água, chegando até a 6,7 em tempos de cheias. Atualmente conta com 83% de sua capacidade ocupada.
Os rios Salgado e Jaguaribe alimentam o açude Castanhão que pereniza o rio Jaguaribe até Aracati. O açude também é responsável pela alimentação do Eixo de Transposição chamado “Canal da Integração” que leva as águas à cidade de Fortaleza. Obras do Governo do Estado já em andamento propiciarão a chegada das águas até o Porto do Pecém.
(Coordenadoria de Comunicação Social AL-CE, 23/01/2009)