Três alunos da Universidade de Aveiro recebem amanhã os prémios do programa de cooperação universitária Galp Energia20, por trabalhos na área da ciência energética, durante a realização do estágio. Os prémios distinguem os três melhores trabalhos de investigação e de propostas adaptadas às necessidades reais do mercado, no âmbito das energias sustentáveis e da eficiência energética, ao abrigo de um protocolo de cooperação celebrado entre a empresa e a Universidade, em Março de 2007.
O acordo estabelece a atribuição de dez bolsas anuais no valor de três mil euros cada, até 2010, a estudantes da Universidade de Aveiro que elaborem estudos e trabalhos em empresas parceiras da GALP Energia. De acordo com fonte académica, "os projectos desenvolvidos baseiam-se essencialmente em auditorias energéticas com o objectivo de optimizar o modo de funcionamento dos vários sistemas, racionalizar o seu 'mix' energético e identificar e recomendar oportunidades de melhoria".
A Galp Energia reconhece os três melhores trabalhos, entregando um prémio no valor total anual de 10 mil euros que este ano vai distinguir Ângela Bernardes, Luís Sousa e Catarina Matos.
Ângela Bernardes, 24 anos, de Alcobaça, frequenta o Mestrado em Sistemas Energéticos Sustentáveis. O projecto que lhe valeu o primeiro prémio foi desenvolvido na empresa Nutriquim, pertencente ao grupo CUF - Químicos, e permitiu simular uma solução energética para o aproveitamento do fluxo de calor libertado pelas superfícies dos equipamentos.
Além disso, foi também desenvolvida uma ferramenta de cálculo que estima a quantidade de calor passível de ser aproveitado, calcula a poupança expectável em combustível e o tempo de recuperação do investimento associado à poupança energética.
Luís Sousa, 26 anos, natural do Funchal, está a finalizar o Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, ramo da energia. Distinguido com o segundo prémio, desenvolveu um simulador de consumos de energia para a empresa Matceramica - Fabrico de Louça, SA., que permite analisar o consumo referenciado nas facturas de energia de um consumidor industrial.
A ferramenta permite a gestão de energia da empresa a partir dos dados que reúne num mesmo documento (quantidade, custo, emissões de dióxido de carbono, CO2) referentes a cada tipo de energia/combustível utilizada na produção de um determinado produto ou serviço.
Catarina Matos, 24 anos, natural de Avanca, frequenta o Mestrado em Sistemas Energéticos Sustentáveis. Estagiou na empresa BLB -- Indústrias metalúrgicas S.A., com a missão de aumentar globalmente a eficiência energética e ambiental da empresa. Implementou um sistema de aproveitamento e transporte dos gases de combustão do forno de esmaltagem para o aquecimento da água de reposição do túnel de desengorduramento, proveniente da ETAR, que permitiu reduzir o consumo de gás natural e as emissões de CO2 e a reutilização de água.
Os prémios do programa de cooperação universitária Galp Energia20 serão entregues pelo presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, e pela reitora da Universidade de Aveiro, Helena Nazaré, numa sessão que decorrerá pelas 16h00 na Sala dos Actos Académicos da Universidade.
(Lusa, Ecosfera, 26/01/2009)