Aproveitando o recesso das atividades na Assembleia Legislativa gaúcha no mês de janeiro, o deputado Heitor Schuch intensificou os roteiros de visitas no Interior do Estado. Na quinta-feira (22/01), o parlamentar esteve em Passa sete, Sobradinho, Arroio do Tigre, Estrela Velha e Salto do Jacuí, conversando com prefeitos, vereadores e lideranças dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Vale do Rio Pardo.
Segundo ele, a estiagem que vem provocando quebra nas lavouras tem sido a principal preocupação manifestada tanto pelas autoridades quanto pelos agricultores. Em algumas regiões a quebra é de quase 100%. E o pior, segundo ele, é que muitos agricultores solicitaram a cobertura do Proagro pelo terceiro ano consecutivo, o que os impediria de buscar esse socorro na atual safra, já que o manual do crédito agrícola veta a liberação do seguro mais de três vezes no período de cinco anos. A estimativa é de que mais de 12 mil produtores gaúcho estejam nesta situação. “Precisamos iniciar um debate urgente sobre mudanças nessas regras, porque os agricultores não podem ficar desamparados”, afirma Schuch.
Hoje, Schuch visita Ibarama, Segredo e Lagoão. “Esse contato permanente com as bases é fundamental para direcionarmos nosso trabalho”, afirma.
(Por Lisiana dos Santos, Agência de Notícias AL-RS, 23/01/2009)