A qualidade da energia elétrica nas regiões Altos da Serra e Alto Uruguai está sendo recuperada. A notícia foi dada na sexta-feira (23/01) durante duas reuniões realizadas pelo deputado Ivar Pavan (PT) em Sananduva e Erechim, em que a concessionária Rio Grande Energia (RGE) apresentou os investimento que está fazendo nas regiões. "Com a união de esforços estamos solucionando um problema grave que prejudicava a região", observou o parlamentar, referindo-se aos níveis de tensão, aumento de carga e melhoria das redes.
Pavan presidiu a "Subcomissão da qualidade da energia elétrica distribuída no meio rural e em centros urbanos de pequenos municípios" na Assembleia Legislativa que constatou o problema em várias regiões do estado, especialmente em Sananduva. O parlamentar foi o responsável por garantir R$ 48 milhões provenientes do governo federal, por meio do Programa Luz Para Todos, para garantir a contrapartida dos agricultores em obras de aumento de carga que exigem aporte de recursos das concessionárias e dos usuários.
Em Sananduva, o encontro ocorreu pela manhã na Casa de Cultura, reunindo prefeitos, secretários, vereadores, agricultores, dirigentes de sindicatos de trabalhadores rurais. A região é uma das mais precárias do estado em qualidade de energia. Os problemas de tensão queimam ou danificam eletrodomésticos, motores, chuveiros entre outros equipamentos, causando prejuízos e transtornos.
Nível de tensão começa a regularizar
O diretor de Departamentos da RGE anunciou que a primeira parcela destes recursos já está sendo investida. Também apresentou o cronograma de obras até junho, que vai ampliar em 50% a oferta de energia na região, e em 60 dias vai anunciar o cronograma de recuperação das redes.
Paulo Cesar Batista também informou que 323 famílias de agricultores familiares já tiveram os problemas de nível de tensão solucionados em 2008. A estimativa é de que até o final do ano os níveis de tensão estejam compatíveis com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica.
Entre os investimentos está o aumento de carga por meio da instalação de um novo alimentador para a região de Paim Filho/Sananduva, além de novas linhas de transmissão. Também será construída uma nova substação em Sananduva.
O representante também esclareceu aos prefeitos presentes preocupados em ampliar a carga em seus municípios que basta solicitar à empresa um planejamento de carga diante das demandas de consumo de novos empreendimento. "Não vai faltar energia" assegurou Batista.
Agricultores agradecem Pavan
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Altemir Tortelli, declarou aos mais de 50 participantes do encontro que a iniciativa e o trabalho do deputado Pavan foi fundamental para a resolução do problema que prejudica a região há anos. "Esta ação prática mostra o papel de um parlamentar que está envolvido em resolver os problemas da comunidade", afirmou.
Além de criar a Subcomissão e grupos de trabalho regionais, Pavan realizou oito audiências públicas em diferentes municípios e várias reuniões com os governos estadual e federal, além da Agergs, Aneel e outras instituições. Tortelli também destacou a organização e mobilização dos agricultores, a vontade política do governo federal na liberação de recursos e a postura da RGE em querer apresentar à comunidade os investimentos para corrigir o problema. O representantes do Minsitério de Minas e Energia, João Ramis, acompanhou as duas atividades.
À tarde outra reunião ocorreu em Erechim, com dirigentes da Região alto Uruguai no anfiteatro da Universidade Regional Integrada (URI), onde a concessionaria também falou dos investimentos para vários prefeitos da região. A RGE atende 254 municípios com um milhão de clientes e quatro milhões de habitantes.
(Por Stela Pastore, Agência de Notícias AL-RS, 23/01/2009)