Ventos de mais de 100 km/h causaram cortes de energia, bloqueio de estradas e fechamento de aeroportosUma das tempestades mais fortes dos últimos dez anos a atingir a França e a Espanha já matou 14 pessoas, segundo informações dos governos locais. Quatro crianças morreram e mais de dez ficaram feridas depois que ventos fortes causaram o desabamento de um centro desportivo perto da cidade de Barcelona, na Espanha. Pelo menos dez pessoas morreram em outros incidentes no norte da Espanha e no sudoeste da França, onde ventos de mais de 100 quilômetros por hora já causaram cortes de energia, bloqueio de estradas e fechamento de aeroportos.
Segundo o meteorologista da BBC Alex Deakin, a tempestade deste sábado está sendo considerada a mais destruidora desde 1999, quando 88 pessoas morreram. A tempestade está se dirigindo para para a região do sudeste francês e deve perder força antes de atingir o norte da Itália e o mar Adriático.
CaosNa França, mais de um milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica e os aeroporto de Toulouse, Biarritz, Pau e Bordeaux foram fechados. Mark Richardson, um turista britânico em Bordeaux, disse que o local parecia uma "cidade fantasma" depois da passagem da tempestade.
Entre as vítimas francesas da tempestade estão um homem de 78 anos que morreu com os destroços e outros dois homens que foram esmagados por árvores que caíram, arrancadas pela força dos ventos. Um estado de "alerta vermelho" foi declarado em nove regiões do país.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou que visitará as regiões afetadas pela tempestade no domingo. Na Espanha, dezenas de milhares de casas também ficaram sem eletricidade. Além das crianças, a tempestade matou ainda um policial na Galícia e um marinheiro de um navio cargueiro que teve problemas por causa dos ventos na costa espanhola.
(BBC,
Estadão, 24/01/2009)