Os moradores e veranistas de Santa Rita têm outro motivo para se revoltarem. Cansados de disputar espaço com o lixo na beira-mar, ontem eles deram um basta à situação. Empunhando vassouras, pás, enxadas e ancinhos, eles chegaram à praia dispostos a limpar a faixa de areia. Depois de quase duas horas de trabalho, recolheram vários sacos de resíduos, incluindo garrafas plásticas e de vidro, galhos de árvore, pedaços de madeira, pregos e muitos outros objetos.
O 'levante' foi liderado pela psicóloga Letícia Coimbra Farias, que veraneia em Santa Rita há 16 anos. 'Estou pensando, como muitos outros, em vender a casa e adquirir um novo imóvel em outro balneário onde a praia seja mais limpa', comentou. Para ela, a sujeira é resultante do descaso. Mesma opinião tem o servidor público Sílvio Vargas, que ficou horrorizado ao localizar pregos enferrujados enterrados na areia.
O prefeito de Palmares do Sul, Ernesto Ortiz Romacho, disse que na quinta-feira a Câmara Municipal aprovou a locação de recursos à terceirização da limpeza da faixa de areia. 'Realizaremos pregão presencial e esperamos normalizar a situação a partir de 5 de fevereiro', frisou.
(Correio do Povo, 24/01/2009)