O Jardim Zoológico e Botânico Municipal começa 2009 sob nova administração, com muitos planos e primeiras obras. A diretora Fátima Milanesi está comemorando a doação de 12 metros de brita por parte da ex-diretora do Museu Municipal, Lia Wilhelm, que servirá para repavimentar os caminhos que cortam o zoo.
Três funcionários da Secretaria Municipal de Obras foram cedidos para fazer o trabalho, que também conta com o apoio dos próprios funcionários do Parque Municipal de Cultura.
“Nossos funcionários são maravilhosos, sempre dispostos a colaborar com as melhorias daqui. Dois deles reformaram por si o laguinho do orquidário e são eles quem eu consulto para tudo, pois sem a minha equipe não sou nada aqui”, salientou a nova diretora.
A Secretaria Municipal de Obras também esteve esta semana fazendo avaliação da iluminação do parque e do problema da erosão nas margens da sanga que passa ao lado do zoo.
“Nós queremos melhorar o parque o quanto antes possível, queremos que os cachoeirenses venham ao zoo e que as escolas tragam seus alunos, pois isto aqui é uma aula viva”, disse Fátima. Quem já circula bastante pelo parque são os alunos pesquisadores do curso de Biologia da Ulbra/Cachoeira.
Entre os planos da diretora está a construção de um minhocário a fim de produzir húmus para nutrir as plantas do Jardim Botânico e uma biblioteca devidamente decorada com motivos de fauna e flora que pudesse atrair os visitantes para ter mais informações sobre plantas e animais.
A biblioteca contaria, inclusive, com espaço para a mostra de um vídeo de apresentação do parque, que precederia a visita guiada pelo local. Este novo espaço já estaria dando os primeiros passos na Prefeitura para sua construção, segundo Fátima.
(Por Josiele Souza,
Jornal do Povo, 23/01/2009)