Equipamentos quebrados, falta de material químico para tratamento de esgoto e poucos funcionários foram os principais problemas encontrados pelo presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio (AL-RJ), deputado André do PV, durante vistoria, nesta quinta-feira (22/01), à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia Grande, em Arraial do Cabo, nas Baixadas Litorâneas.
“Vou enviar um relatório para a prefeitura de Arraial e para a concessionária Prolagos relatando as condições da ETE. Ela está funcionando parcialmente e fazendo apenas o tratamento primário”, informou o parlamentar, que também esteve em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.
Ainda em Arraial do Cabo, André foi ao aterro sanitário da cidade para verificar as condições do local. A situação não agradou o deputado, que constatou irregularidades, como funcionários trabalhando sem nenhuma proteção, descalços, sem luvas e roupas; lixo comum armazenado com lixo hospitalar; lixo sendo incinerado a céu aberto e dezenas de urubus sobrevoando o lixão, que fica próximo ao Aeroporto de Cabo Frio.
“Fomos informados de que o lençol freático também está completamente contaminado. É um perigo as pessoas consumirem água dos poços artesianos. Vou cobrar uma solução o mais rápido possível. Este lixão não pode mais continuar funcionando”, afirmou o parlamentar, que entregará o relatório da visita ao Ministério Publico Estadual (MPE).
Acompanhado de técnicos da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj e por engenheiros do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), André do PV esteve ainda na ponte que liga o município de Cabo Frio ao de São Pedro da Aldeia. “Esta ponte melhorou o fluxo de água do mar para o canal Tajuru, porém vimos mais de 100 currais de peixes, despejo irregular de esgoto e várias construções irregulares no entorno”, constatou o deputado. “Vamos pedir à Diretoria de Águas do Inea que tome providências quanto a esse descaso”, declarou. Na próxima semana, o verde irá percorrer pontos de alta concentração de poluição no Rio Paraíba do Sul.
(AL-RJ, 22/01/2009)