Na última terça-feira, 20, o Ministério Público do Estado do Pará, representado pela Promotora de Justiça do Consumidor Helena Maria Oliveira Muniz, firmou parceria com a Comissão Estadual de Agrotóxicos (CEA), formada por vários órgãos e coordenada por Layse Bastos da Adepará. A parceria visa efetivar uma campanha em todo o Estado sobre o uso correto de agrotóxicos.
Através de ações educativas, reuniões e palestras direcionadas a alunos do ensino fundamental da rede pública, comunidades rurais, comerciantes e empresários que revendem agrotóxicos e produtos alimentícios de origem vegetal e ao público consumidor, espera-se que os riscos gerados pelo uso incorreto de agrotóxicos diminuam. Além de contribuir com o aumento de casos de intoxicação humana e animal e agredir o meio ambiente, o uso indiscriminado desses produtos é crime.
A campanha será desenvolvida entre 2009 e 2012. No primeiro ano a meta é atingir os municípios da região metropolitana de Belém. Até 2012, a expectativa é que todo o estado do Pará já tenha sido alcançado pelo projeto.
Entre os resultados esperados, está a diminuição dos danos causados à saúde humana e animal, a conscientização e mudança de comportamento dos produtores e trabalhadores rurais com relação ao uso de agrotóxicos e a comercialização de produtos de origem vegetal de melhor qualidade.
(MP/PA,
Amazonia.org.br, 23/01/2009)