Os cinco leitos de enfrentamento da dengue a serem instalados no Hospital Bruno Born (HBB) poderão servir à Operação Inverno Gaúcho com Saúde, que começa em junho deste ano. A informação é do gerente de regulação da Secretaria Estadual de Saúde, Eduardo Elsade.
Na quarta-feira, a assessoria da administração do HBB havia informado que, conforme orientação do governo gaúcho, não poderia utilizar os leitos, mesmo não havendo casos de dengue.
Elsade ratifica a ideia de que os leitos não são para uso rotineiro. “São equipamentos de retaguarda para situações emergenciais.” O médico adianta que, não havendo casos de dengue durante o verão, os leitos ficarão “contingenciados para uma situação de emergência”.
Só em Lajeado, o governo do Estado vai investir R$ 100 mil nas cinco vagas. No Estado já foram liberados R$ 1 milhão para essa finalidade. Os convênios fazem parte do Projeto de Estruturação da Regulação da Internação Hospitalar em Situação de Epidemia de Dengue, conforme Plano de Ação para Enfrentamento de Epidemia de Dengue no RS da Secretaria Estadual da Saúde.
“Já existem alertas do risco de uma epidemia em larga escala de dengue no Estado pela prevalência do mosquito aqui. Por isso, para não sermos pegos de surpresa, resolvemos elaborar esse plano de ação”, esclarece Elsade.
(Por Ermilo Drews, O Informativo do Vale, 23/01/2009)