Representantes de comunidades e organizações de nativos se reúnem na prévia do Congresso Nacional Indígena de Paraguai. De lá deverá surgir o novo titular do Instituto Nacional do Indígena (INDI). "Construindo novas políticas indígenas" foi o lema do encontro de representantes de organizações indígenas paraguaias.
Trata-se da etapa preparatória para o desenvolvimento do Congresso Nacional Indígena "Aty Guazú", que se realizará no próximo dia 9 de fevereiro. Participaram cerca de 600 indígenas para acordar o sistema pelo qual se elegerá o novo titular do Instituto Nacional do Indígena (INDI). O encontro se realizou nesta semana em Assunção, na sede do Instituto de Educação Superior.
Até o dia 31 de janeiro serão designados os representante dos povos indígenas que participarão do "Aty Guazú". O Congresso Nacional Indígena deverá propor ao presidente Fernando Lugo o nome do futuro titular do INDI. O INDI tem como titular interino Horacio Galeano Perrone, Ministro de Educação e Cultura, desde a destituição de Margarita Mbywangi.
(Púlsar, Adital, 23/01/2009)