Prefeitos e secretários de Saúde dos 111 municípios considerados área de risco para a febre amarela estiveram reunidos ontem em Santa Maria para definir estratégias de combate à doença. O encontro foi aberto às 14h pelo diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Francisco Paz. Ele destacou que o bugio é o grande aliado para combater a doença, pois 'é o nosso sentinela na mata'. No início desta semana, alguns desses animais teriam sido eliminados por moradores do interior de Uruguaiana. Foi confirmado durante o encontro que 874 bugios morreram em diversas regiões do Estado nos últimos meses, o que começa a comprometer a fauna.
O secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, alertou que a partir de agora é importante o trabalho das vigilâncias sanitárias municipais. Terra reiterou que a campanha de vacinação não para e a meta é imunizar, nos próximos 30 dias, 90% dos 1,5 milhão de gaúchos que moram nas áreas de risco.
No final da reunião, ficou definido que a prioridade será vacinar a população da área rural. As prefeituras devem recorrer à ajuda de voluntários se faltar servidores para a tarefa, mapear casa por casa e orientar os moradores sobre a doença e os motivos da campanha. Pessoas que residem nas zonas urbanas e não foram vacinadas devem evitar deslocamentos para o interior dos municípios incluídos no mapa da área de risco. Faxinal do Soturno, São João do Polêsine e Tupanciretã já alcançaram a meta de imunização. Santa Maria vacinou até agora 107.693 dos 266.822 habitantes.
Ficou definido que na próxima segunda-feira será realizada uma reunião em Porto Alegre com a participação de todos os prefeitos gaúchos. No encontro, segundo o Osmar Terra, serão tratados projetos da área da saúde e anunciada a liberação de recursos para o setor.
(CP, 23/01/2009)