Quando há o desejo coletivo, os sonhos se transformam em realidade. Em Tramandaí Sul, ao Sul da sede Tramandaí, bastou surgir uma ideia de interesse de todos para que moradores e veranistas – a maioria descendentes de alemães – se unissem na construção de uma praça no acesso ao mar. A área de lazer é um recanto ecológico que, em breve, contará com um lago artificial. O objetivo da comunidade é embelezar a praia e torná-la agradável para os visitantes. 'A vida em sociedade fica mais fácil se entendermos que dependemos uns dos outros', atestou o urbanista Gilberto Souza, um dos principais incentivadores das melhorias. A prefeitura auxiliou com o empréstimo de maquinários e os proprietários dos imóveis arregaçaram as mangas e trabalharam, mesmo durante as férias.
Localizada em terreno de 1,6 hectares, a praça abriga vários recantos, além de inúmeros e belos jardins. A área foi loteada em pontos temáticos, com ênfase para o Caminho Giuseppe Garibaldi que, antes do final desta temporada, abrigará uma réplica do barco Seival. Também há o Caminho da Figueira, cuja protagonista do espaço foi doada por uma moradora e transplantada em junho de 2008.
'Estamos implantando o Caminho do Lago e finalizando o das Corujas', ressaltou Souza. Embora o recanto destinado às aves ainda não esteja finalizado, os animais já fixaram residência no local. Trata-se do casal de corujas Fritz e Frida, que escolheu Tramandaí Sul para o nascimento dos filhotes Lua e Estrela que ainda não aprenderam a voar mas já ensaiam os primeiros passos.
O empreendimento também contemplará uma ponte no estilo medieval. As obras se estenderão pelo canteiro central da avenida Perimetral, com a instalação de quiosques em estilo enxaimel – técnica de construção tradicional alemã. Essa técnica de construção consiste, basicamente, na junção e articulação de peças de madeira nas formas horizontal, vertical e inclinada, formando sistema rígido, preenchido com materiais de vedação.
(CP, 23/01/2009)