Moradores estariam tomando vacina contra febre amarela
Assustados com a suspeita de febre amarela na região Noroeste do estado, caxienses lotam a unidade central de Saúde para receberem a vacina, utilizando sem necessidade doses que seriam aplicadas apenas em quem viajou ou pretende viajar para a região afetada pela doença.
Segundo o titular da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (5ª CRE), Eduardo Yotti, não há motivo para a população estar alarmada, pois não há perigo na região da Serra e nem no Litoral.
— Quem se vacina apenas por precaução, além de sofrer as reações da vacina, está gastando uma dose que seria destinada a quem mora ou viaja às cidades afetadas — alerta Yotti.
A coordenadora da UBS Centro de Saúde, Rejane Florian Santa Catarina, diz que a procura pela vacinação contra a febre amarela cresceu repentinamente para uma média de 1 mil doses por semana. Mas a correria ao posto não se justifica.
— Na nossa região não existe esse problema e nem na praia. As pessoas devem se conscientizar que precisam deixar as doses para quem efetivamente precisa — comenta.
A UBS Centro de Saúde é o único local para vacinação em Caxias e os dias de vacinação são as segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 7h às 17h. A vacina tem validade por 10 anos e precisa de 10 dias para conferir imunidade.
(Por Régis Vargas, Pioneiro, 23/01/2009)