Nesta quinta-feira (22), a equipe de saneamento da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) trabalhou em três pontos da cidade, realizando diversas intervenções. Desde o início do ano, já foram atendidas cerca de 25 ocorrências. Os casos mais comuns são os de obstrução de rede e erosão do solo onde estão instaladas tubulações de drenagem pluvial.
Retirada de árvore
Uma das ocorrências atendidas nesta quinta-feira (22) apresentava entupimentos da rede pluvial instalada sob uma calçada da rua Alberto Pasqualini, bairro Marrocos. Após sondagem, a equipe constatou que a obstrução na tubulação era causada pelas raízes de um cinamomo plantado no passeio público. Após consulta à Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), a árvore foi retirada e realizada a substituição de quatro canos.
Intervenções em janeiro
Desde o início do ano, já foram realizadas a desobstrução de cerca de 900 metros de tubulação com o caminhão hidrojato que, através de uma mangueira com alta pressão de água, retira detritos acumulados na rede de drenagem. Também receberam intervenções, como trocas de tubos e limpezas de poços de visita, as ruas Elisa, Floriano Peixoto, Georgina Correa, Luis Bastos do Prado e Santa Clara, além da avenida dos Estados.
Smov
Os moradores que identificarem entupimentos na rede de drenagem pluvial ou erosões no solo podem entrar em contato com a Smov através do telefone 4001-3245.
(Prefeitura de Gravataí, 22/01/2009)