O Batalhão de Polícia Ambiental está intensificando a fiscalização na bacia do Rio Tramandaí. Além da proibição da pesca do bagre, há o controle das redes irregulares. A área entre a ponte do Rio Tramandaí e o encontro da lagoa com o Oceano é destinada ao período de desova. A ação integra o Verão Legal RS.
O 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar conta com 20 embarcações no litoral norte e sul. A fiscalização foi realizada na manhã desta quinta-feira (22) com a lancha Centauro. Os agentes apreenderam durante a ação cinco redes de pesca, do tipo "aviãozinho", utilizada na pesca do camarão. As redes foram apreendidas na Lagoa do Armazém, onde a pesca do camarão é permitida para pescadores profissionais. O material apreendido estava em situação irregular.
Desde o início da Operação Golfinho, o batalhão já autuou quatro pessoas em flagrante por pesca predatória ao bagre, com número de anzóis irregulares. No encontro da lagoa com o mar, na barra de Tramandaí, duas redes de pesca foram apreendidas. No local, é proibida a colocação de redes de pesca, pois é a única entrada dos peixes que vêm do oceano para povoar a bacia.
Participaram da fiscalização o comandante do 1º Batalhão Ambiental, major Luiz Eduardo Ribeiro Lopes, o tenente Claudiomir da Silva Pedro e policiais do grupamento ambiental.
(Governo do Estado, 22/01/2009)