Terminou ontem (21) o prazo para inscrição de empresas interessadas em participar da seleção que vai definir onde serão instalados os equipamentos para reciclagem de geladeiras, financiados pela Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ). Em setembro, a agência assinou um acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) que prevê o desmonte dos refrigeradores para retirada e neutralização de gases CFC (clorofluorcarbono), que destroem a camada de ozônio.
De acordo com o MMA, além dos equipamentos, a empresa escolhida será beneficiada com o treinamento para a operação e gestão do equipamento de desmonte. As máquinas permitem a separação completa de todos os componentes de uma geladeira, como o metal, o plástico, óleo, mercúrio e o CFC, retirado do circuito de refrigeração e da espuma de isolamento térmico.
O acordo Brasil-Alemanha também prevê assistência técnica para a empresa que realizar o desmonte, que será implantada em um segunda etapa do projeto.
A substituição de geladeiras que ainda utilizem CFC é uma das medidas do Plano Nacional de Mudança Climática. A meta do governo é retirar de circulação 1 milhão de geladeiras antigas por ano, a partir de 2011.
A substituição das cerca de 11 milhões de geladeiras brasileiras com mais de dez anos de fabricação, que ainda utilizam gases CFC, deve economizar cerca de 1.000 megawatts de energia e evitar emissões equivalentes a mais de 30 milhões de toneladas de gases de efeito estufa.
Os interessados em participar do processo de licitação para a seleção da empresa onde serão instalados os equipamentos para a reciclagem de refrigeradores obsoletos têm até o próximo dia 21 para se manifestar à Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ).
As empresas interessados em participar do processo devem solicitar informações diretamente à GTZ no endereço eletrônico gast3.gtz-brasilien@gtz.de .
(
Agência Brasil, 22/01/2009)