Preocupados com a manutenção das águas do Rio Forqueta em condições de uso para banhos e lazer, em especial nesta época do ano, em que milhares de veranistas frequentam os campings do município, integrantes da Expedição Rio Forqueta reuniram-se no Camping da Pedra a fim de avaliar as atividades realizadas e planejar algumas ações já para esta temporada.
“Nascemos a partir da necessidade de uma consciência de que o Forqueta está integrado à nossa existência. Por isso temos, mais do que nunca, a obrigação de mantê-lo limpo, em boas condições, para que todos possam usufruí-lo”, destaca o presidente da entidade, Deoclides Pedó.
Porém, segundo ele, para que isso ocorra, é necessário que todos tenham consciência de que o rio é um bem coletivo. Ficou decidido que a primeira ação deste ano será uma campanha com os que se utilizam dos campings para que, entre outros cuidados, deem o destino correto para o lixo doméstico.
Em alguns trechos, além do lixo, foi verificada a existência de garrafas de bebidas quebradas no leito do rio. “Na primeira semana de fevereiro vamos distribuir sacolas ecológicas com orientações para os que estiverem nesses pontos de lazer, fazendo com que as pessoas também se preocupem com nosso meio ambiente”, afirma.
Ainda foi destacado o apoio que a entidade vem recebendo de outros grupos que lutam pela mesma causa, como a Soma e a Aeca, além do Ministério Público Estadual, que veiculou em seu site na internet notícias referentes às atividades da ONG.
Em 28 de março, integrantes da Expedição Rio Forqueta vão se aliar ao Projeto Viva o Taquari Vivo, que promove ação em Lajeado. Em abril deve ocorrer a quarta etapa dos trabalhos locais.
(
O Informativo do Vale, 22/01/2009)