Representantes de 18 povos e 29 organizações indígenas partiram nessa terça feira, dia 20 de janeiro, às 17 horas, do porto de Manaus em direção a Belém/PA para participar do Fórum Social Mundial (FSM), que acontece nos dias 27 de janeiro a 01 de fevereiro na capital paraense.
A delegação indígena proveniente dos Estado do Amazonas e Roraima é integrada por aproximadamente 100 lideranças (podendo chegar a 150 ao longo da viagem), dos povos da região representados por organizações indígenas como a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e o Conselho Indígena de Roraima (CIR). Viajam junto com a delegação representantes de entidades aliadas do Brasil, Venezuela, Bolívia, México e Suíça entre as quais o Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Secoya, Xi´nichi do México e a Universidade Indígena da Venezuela - UIV.
Para o Coordenador geral da Coiab Jecinaldo Barbosa Sateré Maué os Povos Indígenas vão ao FSM em Belém/2009 para: “Exigir respeito a nossos Territórios, Bem-Viver, Livre Determinação e Estados Plurinacionais. Propor uma mobilização global em defesa da Mãe Terra, dos Povos e da Humanidade contra a mercantilização da vida, a poluição e o consumo tóxicos e a criminalização social.”
Com essa finalidade será lançada, em conjunto com várias organizações da sociedade civil, a “Campanha Povos Indígenas na Amazônia: presente e futuro da humanidade”, foram organizados diversas atividades pelas organizações indígenas e as lideranças participarão dos diferentes espaços de debate e articulação do Fórum Social Mundial juntamente com o movimento popular.
A delegação indígena viaja pelo mais tradicional e mais utilizado meio de transporte na Amazônia, o barco. Segue seu itinerário pelo maior rio do Mundo, o rio Amazonas e sua chegada a Belém/PA está prevista para o dia 26/01/2009. Os dias no barco serão utilizados para socializar as realidades enfrentadas pelos diversos povos indígenas representados, apropriar-se do conteúdo da campanha que vai ser lançada, compreender melhor o sentido e as possibilidades que o FSM oferece e para discutir as estratégias de participação.
Estão previstas manifestações públicas em defesa dos direitos indígenas e em defesa da Amazônia nas cidades de Parintins/AM e Santarém/PA, localizadas ao longo do rio Amazonas, no trajeto até Belém.
(
CIMI, 21/01/2009)