Cientistas que estudam o aquecimento global acreditavam que, embora o mundo em geral esteja ficando mais quente, uma grande parte da Antártida - a Capa de Gelo da Antártida Oriental - estaria, de fato, ficando mais fria.
Mas uma nova pesquisa mostra que, pelos últimos 50 anos, boa parte da Antártida veio esquentando a uma taxa comparável à do resto do mundo. De fato, o aquecimento na Antártida Ocidental é maior que o resfriamento na Oriental, o que significa que, em média, o continente como um todo está esquentando, disse o cientista Eric Steig, da Universidade de Washington, em nota divulgada pela instituição.
"A Antártida Ocidental é um lugar muito diferente da Antártida Oriental, e há uma barreira física, as Montanhas Transantárticas, que separa os dois", disse Steig, principal autor de um artigo que documenta o aquecimento do continente, publicado na revista Nature.
Durante anos, acreditou-se que uma área relativamente pequena, conhecida como Península Antártica, estivesse se aquecendo, mas que o resto do continente - incluindo a Antártida Ocidental, a camada de gelo mais suscetível a um possível futuro colapso - estaria esfriando.
O estudo descobriu que a Antártida Ocidental aqueceu-se em mais de 0,1º C por década nos últimos 50 anos, mais do que compensando o resfriamento na Antártida Oriental.
(Estadão Online, AmbienteBrasil, 20/01/2009)