A luta contra a fome e as mudanças climáticas está no centro da Campanha anual ecumênica da Quaresma, deste ano, que se realizará na Suíça. Todo ano a iniciativa recolhe fundos a favor das populações mais pobres do mundo e sensibiliza a opinião pública e os jovens sobre a emergência climática que este ano ajudou a agravar a fome no mundo.
O direito à alimentação está em perigo hoje: as tempestades, a seca, o aumento de preços dos alimentos entre outras questões estão na origem da crise alimentar que afeta os países mais pobres do planeta. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), 929 milhões de pessoas no mudo passam fome. Este será o centro das numerosas iniciativas promovidas pela Campanha anual ecumênica na Suíça que este ano celebra seu 40° aniversário.
O aniversário será festejado no dia 22 de fevereiro com uma celebração ecumênica na Igreja de Santo Espírito de Berna presidida por presidente da Conferência Episcopal Suíça, Dom Kurt Koch, pelo presidente do Conselho da Federação das Conferências Episcopais da Suíça (FEPS), Pastor Thomas Wipf, entre outras autoridades religiosas. A campanha terá início no dia 25 de fevereiro, quarta-feira de cinzas.
(O Ecumene, 21/01/2009)