O líder do governo na Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Pedro Westphalen (PP), participou nesta terça-feira (20/01), em Fortaleza dos Valos, no Alto Jacuí, do lançamento do Programa Estruturante Irrigação é a Solução, que integra o grupo de políticas do Governo Estadual com o objetivo de estimular o desenvolvimento da economia gaúcha. Acompanhado da governadora Yeda Crusius, o progressista visitou duas propriedades já beneficiadas.
Com 85% da economia voltada à agropecuária, aos cultivos de soja, trigo e milho e à produção leiteira, Fortaleza dos Valos é pioneira no uso de técnicas irrigadas. Somente naquela região, 20 microaçudes já estão conveniados e 14 estão concluídos. “Esta é uma política inédita que irá garantir maior produtividade ao setor rural e renda para os municípios”, disse o deputado. O parlamentar afirmou que os produtores devem solicitar projetos de irrigação junto à Emater/ Ascar. Os pedidos podem ser encaminhados de forma coletiva às prefeituras, a fim de agilizar o trâmite junto ao Estado e a execução da obra.
Com um histórico de secas, o Rio Grande do Sul deixou de produzir US$ 32 bilhões em milho e US$ 57 bilhões em soja nas últimas três décadas. Segundo estimativas da Secretaria Extraordinária da Irrigação e dos Usos Múltiplos da Água, as técnicas de irrigação podem aumentar a produtividade do campo em até quatro vezes. “O campo gaúcho não pode mais depender exclusivamente das chuvas. O governo tem essa visão e a está pondo em prática”, finalizou Westphalen.
(Por Daniel Germano, Agência de Notícias AL-RS, 21/01/2009)