O coordenador da Frente Parlamentar Municipalista da Assembleia Legislativa gaúcha (AL-RS), deputado Gilmar Sossella (PDT), percorreu diversos municípios do Alto Uruguai em situação de emergência, atingidos por temporais de granizo e também por períodos de estiagem.
Reunido com prefeitos, vereadores, secretários municipais e líderes comunitários dos municípios de Estação, Quatro Irmãos, Paulo Bento, Jacutinga, Campinas do Sul, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, São Valentim e Benjamin Constant do Sul, Sossella ofereceu apoio do Parlamento gaúcho para que os municípios conquistem ajuda dos governos do Estado e Federal.
Sossella coletou dados das perdas no setor agrícola para encaminhar o levantamento ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde pretende gestionar a liberação de recursos a fundo perdido.
“Visitamos esta importante região do Estado e constatamos perdas expressivas nas lavouras de soja, milho e fumo, além de danos irreparáveis no setor de infraestrutura dos municípios. Vamos fortalecer o pleito destas comunidades e acreditamos que a ajuda governamental amenizará o problema”, disse Sossella após encerrar o roteiro no Alto Uruguai.
Municípios em situação de emergência
Conforme dados publicados pela Defesa Civil do estado, vinte municípios do Alto Uruguai estão em situação de emergência:
Campinas do Sul, Ponte Preta, Mariano Moro, Barra do Rio Azul, Marcelino Ramos, Severiano de Almeida, Aratiba, Paulo Bento, Quatro Irmãos, Viadutos, Benjamin Constant do Sul, Áurea, Entre Rios do Sul, Erval Grande, Floriano Peixoto, São Valentim, Cruzaltense, Gaurama, Barão de Cotegipe, Três Arroios.
(Por Antonio Grzybovski, Agência de Notícias AL-RS, 21/01/2009)