A ONU espera uma nova era de cooperação, “forte e eficiente”, entre a organização e o governo norte-americano. Segundo a porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o diplomata crê num relacionamento que possa “produzir resultados e mudanças necessárias ao mundo”. A entidade parabenizou o novo presidente americano, Barack Obama, pela posse desta terça-feira.
Agenda verde
Ontem, o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) emitiu um comunicado afirmando que o novo presidente dos EUA faz história ao se dedicar a uma agenda verde. O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, lembrou que Barack Obama prometeu cortar as emissões de gases que causam o efeito estufa em 80% até 2050. De acordo com a Rádio ONU, o novo presidente também prometeu implementar um plano de dezanos para criação de 5 milhões de postos de trabalho verdes.
Steiner afirmou que a estratégia deObama pode quadruplicar ganhos ao combater a recessão econômica, criar empregos, promover segurança energética e o corte de emissões de gases poluentes.
(Cidade Biz, 20/01/2009)