Objetivo é unir esforços para um melhor aproveitamento do potencial turístico e científico
O secretário de Estado do turismo, esporte e lazer, Heitor Gularte, e o secretário do meio ambiente em exercício, Francisco Luiz da Rocha Simões Pires, firmaram acordo entre as duas pastas nesta quarta-feira. O objetivo é o de unir esforços, desenvolvendo projetos para um melhor aproveitamento do potencial turístico e científico das unidades de conservação do Estado.
Atualmente, nenhuma das 23 unidades de conservação possui projetos de incentivo turístico e científico. Gularte destaca que "com esta integração locais como o Parque Estadual do Turvo, de Itapeva, de Itapuã, de Tainhas, do Espinilho, o Delta do Jacuí, o Espigão Alto, poderão ser beneficiados com projetos para uma melhor utilização destes espaços públicos, oportunizando inclusão social pela educação ambiental, bem como um melhor aproveitamento turístico e das potencialidades técnicas dos quadros funcionais, além da possibilidade de eventual captação de recursos visando a dar suficiência para seus projetos".
Pires diz que o acordo possibilitará a pesquisa científica e a elaboração de projetos turísticos sem atingir as reservas biológicas, visando manter os parques vivos o ano inteiro.
As informações são da assessoria de imprensa das secretarias.
(ZH, 21/01/2009)