Filhote de harpia deve permanecer em estufa por 30 dias. Animal é alimentado cinco vezes por dia para ganhar pesoUm filhote de harpia (Harpia harpyja) nasceu no Refúgio Biológico de Itaipu, no Oeste do Paraná, na quinta-feira (15). A ave é considerada quase extinta no Paraná e é rara no Brasil, segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Com aproximadamente 100 gramas, é o primeiro filhote da espécie reproduzido com sucesso em cativeiro no Sul do País. A ave é mantida em uma estufa e alimentada cinco vezes por dia para ganhar peso.
O filhote deve ficar isolado por 30 dias, em um ambiente com clima e alimentação controlados. Depois passará para o recinto onde vai viver junto com os pais.
Além do filhote, outro ovo está sendo chocado pela fêmea. A previsão é que o nascimento aconteça nesta semana.
Animal em extinçãoNatural de áreas florestais como a Mata Atlântica e a floresta amazônica, os maiores remanescentes da ave se encontram na Amazônia. O Refugio Biológico de Itaipu trabalha com um programa de reprodução da espécie para, no futuro, reintroduzir os animais à natureza.
De acordo com os biólogos de Itaipu, uma ave adulta mede entre 50 e 90 centímetros de altura e tem envergadura de 2 metros. Machos têm entre 4 e 4,5 quilos, enquanto as fêmeas, entre 6 e 9 quilos.
(
Gazeta do Povo, 21/01/2009)