Com a intenção de acelerar o atendimento dos pedidos dos porto-alegrenses, secretaria anuncia terceirização
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) anuncia que vai abrir licitação nos próximos 20 dias para terceirizar a poda e o corte de árvores em Porto Alegre. A intenção é acelerar o serviço, que hoje chega a levar até 90 dias para ser feito.
ASmam, que conta com uma equipe de arborização com 150 servidores, realiza cerca de 200 podas diárias em toda a cidade. São cerca de 25 mil solicitações de poda e corte por ano recebidas pela secretaria.
Os servidores não monitoram previamente árvores ameaçadas de cair. Isso exige que os moradores de Porto Alegre entrem em contato com o órgão caso verifiquem o risco de queda nas ruas e avenidas da Capital. Se a árvore já estiver tombada, a responsabilidade por removê-la também é da Smam, que promete atendimento em até 48 horas.
Em dias de chuvas fortes e temporais, é mais comum acontecer a queda de árvores, mas esses não são os únicos motivos para que elas caíam. O diretor de Administração de Praças, Parques e Jardins da Smam, Márcio Del Pino, destaca o corte descontrolado de raízes como o principal fator para as quedas. A poda sem orientação e o trânsito de caminhões, que batem em galhos, também causam danos. Del Pino orienta a população a pedir a vistoria técnica da Secretaria antes de realizar podas para que elas sejam feitas dentro das normas.
Nas propriedades particulares, a responsabilidade pelas árvores é do morador, mas é preciso pedir autorização da secretaria para cortá-las.
Como proceder
Para pedir poda, corte e retirada de árvores em vias públicas:
Os pedidos para a Smam podem ser feitos pelo telefone 156, das 7h às 19h, ou pelo site www.portoalegre.rs.gov.br no link Solicitação de Serviços
No caso de árvores que caírem após às 19h, a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros, que fará o primeiro atendimento. Posteriormente a Smam deve ser contatada para remover as árvores
Para pedir autorização para podar árvores em áreas particulares:
Procure o Protocolo Central da prefeitura (Rua Sete de Setembro, 1123)
Fonte: Fonte: Márcio Del Pino, diretor de Administração de Praças, Parques e Jardins da Smam
(ZH, 21/01/2009)