Na próxima sexta-feira (23/01) realiza-se o ato oficial de entrega da escritura pela qual a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) repassa a área de terras localizada no município de Uruguaiana à Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O anúncio foi feito nesta terça-feira (20/01) pelo deputado Frederico Antunes (PP) após contato com a reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce.
Para a reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce, trata-se de uma vitória da comunidade, com a participação decisiva do parlamentar. "O trabalho do deputado Frederico Antunes foi decisivo para esta conquista que certamente marcará a história do município", afirmou. Antunes considera a chegada da Unipampa a Uruguaiana um acontecimento histórico. "É um avanço fundamental não apenas para nosso município, mas para toda a Fronteira Oeste, cujo desenvolvimento ao longo dos anos está aquém das potencialidades, mas que agora será estimulado", acrescentou.
Em favor do desenvolvimento regional com base na educação e na apropriação científico-tecnológica da Fronteira-Oeste, o governo do Estado viabilizou a doação desta área a Unipampa. De acordo com a secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Maria Leonor Luz Carpes, o imóvel de propriedade do Rio Grande do Sul foi doado para a PUCRS em 1998. A transferência para a Unipampa foi efetuada com a anuência do Estado e intermediada pelo deputado Frederico Antunes, por meio da lei 13.090, aprovada na Assembléia Legislativa e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 18 de dezembro de 2008. "A concordância era uma condição da lei original, que autorizou a doação com os gravames de inalienabilidade e impenhorabilidade", explicou.
Conforme Maria Leonor, com a transferência, o Estado contribui para que Uruguaiana receba uma extensão do espaço da universidade, que instalará uma unidade no local considerada fundamental para o crescimento de toda a região. "A educação é o nosso grande instrumento para promover as mudanças que este país precisa. E as ações que contribuam para a sua melhoria precisam ser enfatizadas. Parabéns a todos vocês pelo entendimento", declarou.
A Unipampa, criada no início de 2008, possui 10 campi na Metade Sul do Estado. Em Uruguaiana, a universidade funcionava junto ao campus da PUC, dividindo salas de aula e laboratórios. Com o repasse da área, a Unipampa assume integralmente o controle das instalações. Atualmente a universidade possui 450 alunos no campus de Uruguaiana. No município são oferecidos os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e de Tecnologia em Aqüicultura.
(Por Cristiano Guerra, Agência de Notícias AL-RS, 20/01/2009)