Diante das declarações do presidente do Fundo do Desenvolvimento e Defesa Sanitária do RS (Fundesa), Rogério Kerber, de que o fundo encerrou 2008 com R$ 11,19 milhões em caixa, o coordenador da Frenteagro da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Jerônimo Goergen(PP) verifica a possibilidade da retomada da discussão da criação da Agencia de Defesa Agropecuária do Estado.
O parlamentar deverá procurar o secretário Estadual da Agricultura, João Carlos Machado, na próxima semana para discutir a possibilidade de investimento no tema. Entre os assunto levantados, também estão futuros investimentos na área da rastreabilidade e a criação do cargo de fiscal agropecuário estadual.
O Departamento de Produção Animal da Secretaria da Agricultura espera que os recursos do Fundesa possam ser melhores aproveitados após a conclusão de diagnóstico sobre a gestão das inspetorias. O estudo da Seapa, contratada pelo Fundesa, deve ser finalizado em março.
“A proposta deve levar em conta a proposta do setor para a criação da Agência de Defesa Agropecuária. Quanto mais investimentos na área da sanidade, mais segurança nós passamos aos mercados que podemos ampliar. Esperamos uma agilização do envio do projeto de criação do Código de Defesa Animal para que a Assembléia Legislativa possa votar ainda no primeiro semestre deste ano”, disse Goergen.
(Por Alexandre Farina, Agência de Notícias AL-RS, 20/01/2009)