A preservação do bugio em época de febre amarela foi tema da reunião ocorrida na manhã de terça-feira, 20, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). Na oportunidade, ficou acertado que os integrantes do Comando Ambiental da Brigada Militar vão participar de curso ministrado por técnicos do Zoo de Canoas, com o objetivo de treinar as técnicas de contenção de animais no caso de resgate.
Também foi agendado novo encontro com representantes das secretarias municipal e estadual da Saúde, Ibama e Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O objetivo é traçar estratégias de conscientização da comunidade sobre a importância da conservação do bugio. Também serão prestados esclarecimentos sobre a posição do animal como vítima do mosquito transmissor da febre amarela.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, professor Garcia, pela relevância do assunto e para tranqüilizar a população, o tema será incluído em todas as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pela Smam. " É importante a conscientização de que os bugios são vítimas e não transmissores da febre amarela", ponderou.
O encontro teve a participação de representantes da PUCRS, UFRGS, Zoológico de Canoas, Pampa Safári, Clínica Toca dos Bichos, Comando Ambiental da Brigada Militar, Macacos Urbanos (grupo de estudos e pesquisa - PUCRS e UFRGS) e técnicos da Smam.
(Prefeitura de Porto Alegre, 20/01/2009)