Coletes táticos, botas de couro e jaquetas de nylon são alguns dos itens do kit de Equipamento de Proteção Individual que a Governadora Yeda Crusius entregará a servidores de unidades de conservação, em solenidade na sexta-feira (23), às 15h30min, no camping do Parque Estadual de Itapeva, em Torres (acesso pela Estrada do Mar, Km 85).
Os equipamentos são resultado de um investimento inédito na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). São 95 conjuntos de Equipamento de Proteção Individual (EPI) formados pelas seguintes peças:
- duas calças modelo cargo (em material rip stop camuflado selva)
- duas gandolas com mangas destacáveis (rip stop camuflado selva)
- 4 camisetas (cor lisa)
- 1 jaqueta em nylon impermeável com mangas destacáveis
- 2 chapéus de selva (rip stop camuflado selva)
- 2 pares de bota de couro
- 1 colete tático
- 1 cinto operacional
- 1 bolsa tática (para portar acessórios)
- 1 coldre de perna
- 1 porta jet loader com dois jets (carregador rápido para revólver calibre 38)
A entrega dos equipamentos faz parte de um conjunto de ações que atendem ao compromisso do Governo do Estado em aparelhar adequadamente os técnicos ambientais e guardas-parques da Sema. "A disponibilidade dos equipamentos de proteção individual é fator inerente ao bom desempenho dos servidores, além de intensificar a implementação de melhorias em unidades de conservação gerenciadas pela Sema", fala o Secretário do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires.
Ao final de outubro, o Secretário Simões Pires abriu um canal de diálogo com os guardas-parques em reunião com o Sindicato dos Servidores Públicos do RS, que manifestou a reivindicação da categoria no sentido da utilização dos equipamentos de proteção. Em menos de 60 dias, os procedimentos para aquisição dos EPIs estavam concluídos.
Outras medidas adotadas pelo governo causaram impacto positivo na gestão das unidades de conservação. Em julho do ano passado foram nomeadas 54 pessoas de concurso realizado em 2007. Do total dos chamados, 34 assumiram em setembro e foram lotados no Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, além de outros setores da Sema. Durante uma semana, os servidores receberam capacitação. Neste mês de janeiro foram chamados outros 22 concursados.
No último mês de outubro, com projeto da Governadora aprovado na Assembléia, foram criados 60 cargos para técnicos ambientais e outros 60 para guardas-parques. As nomeações estão previstas para breve.
Em novembro de 2008 a Sema realizou treinamento para guardas-parques, com programa teórico e prático durante uma semana. A capacitação ocorreu na sede da Reserva Biológica da Serra Geral, em Maquiné, com aulas na sede administrativa e práticas de combate a incêndios florestais, busca, resgate e primeiros socorros no meio da Mata Atlântica.
A Sema administra 23 unidades de conservação, entre 12 parques, cinco reservas biológicas, três áreas de proteção ambiental, uma estação ecológica, um refúgio de vida silvestre e um horto florestal, totalizando aproximadamente 282 mil hectares de área protegida no Rio Grande do Sul.
(Sema, 20/01/2009)