Palestras sobre educação ambiental integram a atividade. Arena vai para Capão da Canoa no próximo final de semana
A Secretaria do Meio Ambiente participa neste final de semana (24 e 25) em Capão da Canoa, de ações em educação ambiental, em parceria com a Secretaria de Habitação, Saneaemtno e Desenvolvimento Urbano/Corsan, dentro da programação do Verão Legal/RS. O trabalho é realizado pela Assessoria de Educação Ambiental da Sema, destinado para crianças e adultos que se encontram na orla.
Através da educação ambiental, a Secretaria busca desenvolver na Arena Estação da Água processos pedagógicos participativos, a ampliação do debate e o censo crítico sobre os problemas encontrados diariamente nos ambientais litorâneos, urbanos e rurais, bem como uma proposta de interatividade com o público.
Neste ano, as ações estão focadas no slogan "Verão legal é praia limpa!", ensinando os veranistas como manter o ambiente litorâneo despoluído. A prof.ª Lilian Maiara Zenker, coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da Sema, ensina as crianças e seus familiares a colaborar e partilhar de atitudes ambientalmente corretas.
O Projeto Sema Verão 2009 integra as atividades do Governo do Estado – Verão Legal/RS e tem o licenciamento ambiental, a balneabilidade, os resíduos, a biodiversidade, os recursos hídricos, a vegetação ciliar e as dunas como temas prioritários.
Balcão Ambiental
A Secretaria do Meio Ambiente mantém funcionando durante todo o ano o Balcão Ambiental Unificado em Tramandaí (Rua São João, 819), atendendo todos os municípios do Litoral Norte.
O Balcão recebe reforço durante os meses de verão, para atender as demandas que costumeiramente se ampliam nesta época do ano. Ali, estão integrados a Fepam e os Departamentos de Recursus Hídricos (DRH) e de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria do Meio Ambientel.
Arroio do Sal
No último final de semana, a Arena Estação da Água esteve na praia de Arroio do Sal, atendendo a 1.200 crianças e seus familiares.
A Arena Estação da Água tem a finalidade de orientar os veranistas sobre a riqueza hídrica do litoral do Estado, sua qualidade e qualidade, a produção de resíduos e op consumo responsável, bem como a identificação dos impactos provocados no meio ambiente.
(Sema, 20/01/2009)