O prefeito Sérgio Ghignatti está tomando uma decisão efetiva para uma das mais longas novelas de Cachoeira do Sul: as tipuanas que formam um túnel verde na Praça José Bonifácio. Respaldado por um parecer do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), o prefeito determinará a retirada de 18 das árvores condenadas em laudo técnico. De acordo com o chefe de praças e jardins, Henrique Witeck, a Prefeitura vai pedir a mão-de-obra do 3º Batalhão de Engenharia de Combate para proceder o corte das árvores. “Havia solicitado a opinião do conselho, não vou fazer nada sem discutir com os órgãos técnicos”, afirma o prefeito.
A batalha envolvendo as octogenárias tipuanas vem sendo debatida desde o início do Governo Marlon, que nunca decidiu o destino das árvores, ainda que tenha tido inclusive uma determinação, no ano passado, do Ministério Público Estadual para que fosse feita a retirada das árvores. Outro detalhe lembrado pelo engenheiro florestal Eduardo Minssen foi a aprovação do Comdema e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Cachoeira do Sul (Compahc) em 2006 pela retirada de todas as árvores, à época 69. “O (ex-prefeito) Marlon (Santos) havia apresentado um projeto de reorganização da Bonifácio”, lembra Minssen.
Arborização
Segundo a presidenta do Comdema, a engenheira florestal Angela Magela, além da retirada, é necessário que o Município inicie um trabalho de estudo de um plano de arborização urbana. “Antes de falarmos em retirar e colocar outra árvore no lugar, acredito que o mais correto seria discutirmos que espécie será colocada, qual não pode, o espaçamento entre elas e debater com a comunidade”, explicou.
Sobre a possibilidade de retirar todas as cerca de 65 árvores, Angela opina dizendo que a retirada deveria acontecer parcialmente. “A prevenção da queda das árvores é o melhor remédio, no entanto, foge ao meu controle porque envolveria discussão jurídica”, disse, lembrando a determinação do MP pela retirada somente das tipuanas condenadas.
(Por Vinícius Severo, Jornal do Povo, 20/01/2009)