A Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado, em parceria com um conjunto de entidades, reedita, a partir desta semana, a campanha Respeito. Focada na conscientização para o bom uso do som automotivo, o objetivo é dar continuidade ao trabalho iniciado em fevereiro de 2007.
Na época, uma pesquisa apontou as estratégias para sua execução, caracterizando-se por uma abordagem não repreensiva, mas amigável, reconhecendo o grande investimento dos proprietários em equipamentos de alta qualidade e potência sonora em seus veículos. Com o slogan “Acrescente este acessório ao som do seu carro”, a campanha pede respeito ao fazer uso desses equipamentos, utilizando-os em locais, horários e principalmente intensidade adequados.
A campanha Respeito é desenvolvida em parceria pela Brigada Militar, prefeitura, Ministério Público, União das Associações de Moradores dos Bairros de Lajeado (Uambla), Sindilojas Vale do Taquari, CDL e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).
Como funciona
A fiscalização está a cargo do Departamento de Trânsito de Lajeado e da Brigada Militar, que utiliza equipamentos de ruído para identificar a intensidade do som. As normas de exigência têm base na Lei Municipal 7.648, de 4 de outubro de 2006, que estabelece os limites para diferentes horários e locais. O escalonamento permitido varia entre 45 decibéis e 70 decibéis, nesse caso reflexo da operação industrial durante o período diurno (entre 6h e 22h). O noturno vai das 22h às 6h.
As penalidades podem ser de notificação, multa, interdição, cassação do Alvará de Licença e apreensão do objeto causador. A infração será considerada leve se exceder até cinco decibéis (dB) do limite; média, de 5,1 a dez decibéis acima; grave, de 10,1 a 20 decibéis; e gravíssima, 20,1 decibéis superiores do permitido e sem licença para a atividade.
(O Informativo do Vale, 20/01/2009)