O Pacto das Águas chega, na próxima quinta-feira (22/01), a Nova Jaguaribara, com o objetivo de envolver a comunidade no processo de elaboração do Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Ceará. A reunião acontecerá no auditório do Centro Administrativo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), localizado na sede do município.
Na última semana, o Pacto das Águas deu início a sua terceira fase, realizando reuniões em Crateús, Iguatu e Crato, nas quais utilizou o documento “Cenário Atual dos Recursos Hídricos” para estimular a comunidade a pensar os problemas locais e buscarem-se soluções nos próximos encontros a serem realizados em escala municipal e regional.
O documento traz à sociedade uma grande compilação de dados sobre a distribuição, gerenciamento, condições de oferta de água no estado. Com ele, pode-se contar com um diagnóstico atualizado, resultado de diversos seminários, encontros e oficinas realizadas durante o ano passado. Esta fase conta com o envolvimento dos comitês de bacias e serão realizadas, em janeiro e fevereiro, oficinas em todas as regiões do Ceará.
O Pacto das Águas é articulado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembléia Legislativa, envolvendo cerca de 86 instituições. O Parlamento assume o papel propositivo, propondo ao final deste ciclo o Plano Estratégico para os Recursos Hídricos do Estado.
(Coordenadoria de Comunicação Social AL-CE, 19/01/2009)