A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (AL-RS), presidida pelo deputado Alberto Oliveira (PMDB), realizou 42 reuniões ordinárias e 16 audiências públicas ao longo de 2008. Destas, cinco ocorreram em parceria com outras comissões e três foram feitas no interior, nas cidades de Pelotas, Nova Prata e Santana do Livramento. "Contribuímos com a discussão de grandes temas", avaliou Oliveira.
Ele destacou, no relatório anual da Comissão, temas como câncer de próstata; os impactos econômicos, sociais e culturais das Usinas Hidrelétricas Barra Grande, Machadinho e Itá; problemas enfrentados pelos portadores de ataxia dominante; câncer de útero; educação ambiental e a necessidade de reservas naturais de diversos tipos nos biomas; Centros de Referência em Saúde do Trabalhador; utilização de créditos de carbono; medicamentos de uso contínuo para doenças crônicas; situação do setor de marcação de consultas e banco de dados da central de exames; e a situação das profissões auxiliares de Odontologia, especialmente dos Técnicos em Higiene Bucal e Auxiliar de Consultório Dentário, entre outros.
Neste ano foi criada na Comissão de Saúde e Meio Ambiente, a Subcomissão Mista para analisar os impactos decorrentes da construção de barragens e usinas hidrelétricas no Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Comissão de Assuntos Municipais. O relatório final da Subcomissão foi aprovado em dezembro.
Publicações que explicam os efeitos e conseqüências do uso do cigarro, do crack, do ecstasy, da maconha, da cocaína e do alcoolismo foram produzidos e distribuídos em escolas de todo Estado. Também foram publicados materiais sobre aquecimento global, prevenção a Aids, ansiedade e a doença celíaca.
"Foi um ano pleno de atividades, que a Comissão encerra esperando ter alcançado o objetivo de subsidiar e fomentar a discussão dos temas de saúde e meio ambiente que chegaram à Assembleia Legislativa", resumiu Oliveira. "Em 2009, a Comissão, com certeza, permanecerá desenvolvendo suas atividades com produtividade e qualidade, e com a participação de todos os deputados", acrescentou.
(Por Vanessa Lopez, Agência de Notícias AL-RS, 19/01/2009)