O prefeito José Fogaça assinou na tarde de hoje, 19, termo de compromisso entre a prefeitura e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para regularização e aprovação do Plano Diretor da área ocupada pela instituição. O documento estabelece uma série de medidas e obras necessárias para a execução do plano de expansão da universidade e regularização dos prédios do campus. A assinatura ocorreu no Paço Municipal, com a presença do reitor Joaquim Clotet.
Desde 2007, técnicos da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), do Gabinete do Prefeito e da Procuradoria Geral do Município (PGM) realizaram estudos para traçar o diagnóstico, que conta com a anuência do Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística. "A PUC é uma das instituições mais significativas para o desenvolvimento da educação da cidade, além de abrir portas para a tecnologia, a economia e novos empreendimentos", destacou Fogaça.
Entre as medidas definidas pelo estudo da prefeitura que deverão ser executadas pela PUC estão o alargamento de vias, ações de sinalização viária, ajuste de acessos, ampliação da capacidade de paradas de ônibus, criação de travessias para pedestre e instalação de semáforo. Dentro do projeto, consta ainda a duplicação de trechos da Avenida Cristiano Fischer, como contrapartida por edificações da PUC. Os prazos para conclusão das obras variam entre o final deste ano até 2014. "A cidade de Porto Alegre se aproximou da PUC, que cresceu nos seus prédios e nos serviços prestados para toda a Capital. A PUC e a prefeitura estão trabalhando juntas para o bem estar da população e o progresso da cidade", avaliou o reitor Joaquim Clotet.
(Prefeitura de Porto Alegre, 19/01/2009)