O Parlamento Amazônico (Parlamaz), que congrega deputados estaduais dos nove estados da Amazônia Legal, vai participar ativamente das discussões sobre os desafios impostos à região, durante a realização do Fórum Social Mundial (FSM), que acontecerá entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, em Belém. A participação do Parlamaz no encontro foi definida quinta-feira (15/01), em reunião da direção da entidade, presidida pelo deputado Domingos Juvenil, Chefe do Legislativo Estadual.
"Queremos mostrar que não somos vilões e aqui na nossa região temos, sim, ativos a oferecer", disse Juvenil aos deputados José Reinaldo (RR), Penaldon Jorge (MA), Ribamar Araújo (RO) e à deputada Francisca Favacho (AP), integrantes da direção do Parlamento Amazônico. Essa primeira reunião serviu para traçar as atividades do Parlamaz para 2009.
Depois do Fórum Social Mundial, o Parlamento Amazônico já programou para março, um encontro em Boa Vista (RR), e no mês de maio participará do Encontro Nacional da União dos Legislativos Estaduais (Unale), em Belém. Em seguida as reuniões terão continuidade em Porto Velho (RO) e Manaus (AM). A idéia é definir propostas em defesa do desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental.
"É necessário chamar atenção da sociedade e construir junto com ela alternativas para um novo modelo de desenvolvimento que gere resultados ambientais, econômicos e sociais positivos", destacou Domingos Juvenil, acrescentando que "somos a favor da preservação, mas queremos que a Amazônia seja compensada financeiramente e com investimentos em ciência e tecnologia, para que nossas riquezas gerem empregos aqui e tenhamos também desenvolvimento, através da verticalização da produção".
A mesma opinião foi compartilhada pelo vice-presidente do Parlamaz, deputado José Reinaldo (RR). "Não somos destruidores da floresta como querem nos rotular. Defendemos apenas o direito dos amazônidas terem vida digna com emprego e renda", assinalou. "Temos que estar unidos nesta luta", arrematou a deputada Francisca Favacho, ao reconhecer o empenho de Juvenil na condução dos trabalhos do Parlamento Amazônico.
Até o final deste ano, o Parlamento Amazônico irá agendar uma audiência com os integrantes da Comissão da Amazônia, em Brasília, e entregar um documento contendo todas as propostas definidas nos encontros regionais realizados ao longo deste ano pelo Parlamaz.
(Imprensa AL-PA, 16/01/2009)