Porto Alegre poderá ganhar duas novas unidades de conservação ambiental. É o que revelou, sábado, o secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia, durante o lançamento do programa de educação ambiental Orla do Lami. São elas as reservas do Morro Santana e do Morro São Pedro, que fazem parte do Sistema Municipal de Unidades de Conservação (Smuc).
O objetivo, explicou a bióloga e gerente da Reserva do Lami José Lutzenberger, Patrícia Witt, é incentivar a criação e formação de corredores ecológicos entre as unidades existentes: a Reserva Biológica do Lami e a área de preservação permanente do Parque Saint’Hilaire. Patrícia é uma das responsáveis pelo programa Orla do Lami e garante que a conscientização da população do entorno à José Lutzenberger é fundamental para preservar a natureza.
'As atividades estão voltadas ao público infantil e vão de oficinas com materiais recicláveis coletados na praia a atividades recreativas e esportivas', explicou. A iniciativa é da Smam e da ONG Centro de Educação e Informação do Consumidor. 'Chamamos atenção para a necessidade de preservação da mata ciliar', explicou o secretário. A mata ciliar é fundamental para a preservação da fauna e da flora locais.
(CP, 19/01/2009)