É possível fomentar o desenvolvimento sem agredir o meio ambiente? A agricultura orgânica é economicamente viável? Qual a forma correta de promover educação ambiental nas escolas? Essas e outras questões serão debatidas na próxima edição do programa “Em Destaque”, da TV Assembleia, da AL-ES.
Com o tema “sustentabilidade”, esta edição do “Em Destaque” reuniu a diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Sueli Bassoni Tonini, e o engenheiro agrônomo Alfredo Stange, secretário-geral do Comitê do Rio Santa Maria, ex-gerente de Agricultura Orgânica do Governo do Estado, hoje atuando na Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá.
Entre os debatedores, também o promotor José Claudio Rodrigues Pimenta – coordenador de meio ambiente e urbanismo da Região Metropolitana da Grande Vitória e atuante na área de meio ambiente e urbanismo no Ministério Público de Vila Velha –, o jornalista Leonardo Aguiar Morelli, que atua na área de meio ambiente desde 1998, autor do livro “O grito das águas”, publicado pela Editora Letra D’Água, já na terceira edição.
A presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (AL-ES), deputada Luzia Toledo (PTB), participou da mesa redonda. O meio ambiente é um dos temas que estão na pauta da parlamentar, e recentemente projeto de sua autoria – que obriga supermercados a utilizar sacolas de plástico oxibiodegradáveis – tornou-se lei.
O programa “Em Destaque” foi idealizado pela presidente Luzia Toledo, com a finalidade de debater os assuntos de interesse da sociedade capixaba. É feito no formato de mesa redonda, no qual especialistas abordam o tema escolhido. Vai ao ar pela TV Assembléia, sempre às segundas-feiras, às 13h30, com reprise no mesmo dia, às 19h30.
(AL-ES, 16/01/2009)