Na manhã de sexta-feira (16/01), com as dependências do Salão Nobre Dilamar Machado lotadas, o Secretário do Planejamento do Município, Márcio Bins Ely, entregou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), pedido de desarquivamento do Projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Porto Alegre. Na oportunidade, Melo salientou a relevância do momento e lembrou que a revisão proposta está lastreada no Congresso da Cidade de 2003.
Melo lembrou a importância da constituição de uma equipe técnica e questionou a possibilidade do Governo Municipal incluir adendos à revisão, uma vez que outros importantes focos surgiram em seis anos, como o desenvolvimento da cidade, a orla do Guaíba e a interação com a região metropolitana, entre outros. “Precisamos abranger e beneficiar outras zonas, além da macrozona 1, e a única chance da revisão dar certo é Legislativo e Executivo caminharem juntos”.
Márcio Bins Ely destacou a importância da apreciação do Plano Diretor e colocou a Secretaria do Planejamento, com sua assessoria técnica à disposição dos vereadores. No seu entender já houve modificações importantes no Projeto, como a altura e percentuais de afastamento de construções, mas disse achar oportuna a colocação do presidente da Casa e a preocupação dos vereadores. “A secretaria fará uma reavaliação e consideração do histórico do projeto, pois vereadores e Executivo querem o melhor para a cidade”, concluiu.
(Por Cláudia Conti, Ascom CMPA, 16/01/2009)