Aproximadamente 56% das obras da Usina Foz do Chapecó, no rio Uruguai, entre os municípios de Alpestre e Águas de Chapecó, em Santa Catarina, já foram realizadas em cerca de dois anos. Atualmente, 3,8 mil pessoas trabalham no canteiro de obras, nas atividades de construção civil e montagem eletromecânica de um dos maiores empreendimentos em construção no Brasil. Escavações de material comum somam 85% do volume total a ser escavado e em rocha 77% do volume. As estruturas de concreto têm 54% dos trabalhos concluídos. Também estão finalizadas as etapas de tratamento da fundação da barragem, na margem esquerda do rio Uruguai, e a construção da ensecadeira de desvio de primeira etapa.
O estágio atual de implantação da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó sinaliza o cumprimento do cronograma previsto, com entrada em operação da primeira unidade geradora em agosto de 2010. As escavações e a montagem eletromecânica seguem de forma intensa. Segundo o gerente da obra da usina, Alceu Reusing, também estão concluídas as obras da escavação subterrânea dos túneis de adução e a montagem e comissionamento da Ponte Rolante da Casa de Força. A montagem eletromecânica tem 17% dos trabalhos executados.
Ao todo, a construção da usina deve durar 50 meses, e a obra traz como novidade a utilização de um núcleo asfáltico para vedação da barragem de enrocamento. O uso deste material é semelhante ao empregado na pavimentação de vias.
(CP, 18/01/2009)