As regiões Centro-Serra e Alto do Jacuí estão em alerta após a morte de bugios nos municípios de Salto do Jacuí, Jacuizinho, Tunas e Estrela Velha, mas ainda não existe confirmação de febre amarela. Em Salto do Jacuí, 15 animais foram encontrados mortos. A médica veterinária da Vigilância Sanitária de Salto do Jacuí, Silvana Carvalho, salienta que a chance dos animais terem morrido por febre amarela é de 95% pelo fato deles apresentarem hemorragia em diversos órgãos. De acordo com Silvana, os resultados das análises chegarão na próxima semana. O secretário interino de Saúde, Sidnei Teixeira, afirmou que até o momento foram aplicadas em torno de mil doses da vacina no município. Para a próxima semana, mais mil serão disponibilizadas.
Uma equipe da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Passo Fundo, esteve em Tunas para avaliar os três bugios encontrados mortos. Por estarem em avançado estado de decomposição, não foi possível a coleta de material para a avaliação. Conforme o coordenador da CRS, Fabiano Bolner, a inclusão da cidade na área de risco está em estudo.
Em Santo Ângelo, a Secretaria de Saúde elaborou cronograma de imunização que atingirá as zonas urbana e rural neste sábado. Oito equipes volantes percorrerão o interior, de casa em casa. Na cidade, postos no bairro Pippi, Postão da 22 de Março, praça Ricardo Leônidas Ribas e Centro de Apoio à Gestante funcionarão das 7h30min às 17h. Dez mil doses foram enviadas ao município desde quarta-feira.
(CP, 17/01/2009)